segunda-feira, 5 de abril de 2010
Eurocopter EC-135
Biturbina leve e multifunção, que se destaca dos demais de sua categoria, em especial pela aplicação de novas tecnologias ao equipamento, segurança e conforto. Com rotor de cauda carenado, do tipo Fenestron, o EC 135 tem um nível de ruído de aproximadamente 7 decibéis inferior ao limite estabelecido pelas normais internacionais. A capacidade do helicóptero, referência para os modelos biturbina leves, é de um piloto mais seis ou sete passageiros, ou dois pilotos e cinco ou seis passageiros, dependendo da configuração. A primeira entrega do EC 135 foi em 1996. Hoje, em todo o mundo, mais de 600 entregas já foram feitas, para 163 clientes em 37 países, acumulando cerca de 850 mil horas de vôo. No Brasil, hoje há 16 aeronaves em operação em missões de transporte executivo, táxi aéreo, defesa civil e fiscalização aduaneira com mais de 14 mil horas voadas.
Ficha técnica - EC 135 versão T2i / P2i
Peso máximo de decolagem: 2.910 kg
Peso máximo de decolagem com carga externa: 2.900 km
Capacidade: 1 piloto + 7 OU 2 + 6
Motor: 2 turbinas Turbomeca ARRIUS 2B2
Potência máxima na decolagem: 634 shp por motor
ou
Motor: 2 turbinas Pratt & Whitney PW206B2
Potência máxima na decolagem: 667 shp por motor
Velocidade de cruzeiro rápido: 254 km por hora
Alcance máximo (ARRIUS 2 B2): 620 km
Alcance máximo (PW206B2): 635 km
Comprimento com rotor girando: 12,16 m
Comprimento da fuselagem: 10,20 m
Altura: 3,51 m
Diâmetro do rotor principal: 10,20 m
Download : http://www.4shared.com/file/221393407/1e1d0611/Eurocopter_EC-135__4-Abr-2010_.html
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